Para rezar em comunhão com as Irmãs – Janeiro de 2015

SARÇA ARDENTE

JESUS ABENÇOA NA GRATUIDADE

INTRODUÇÃO

Neste primeiro mês do ano a oração da SARÇA ARDENTE nos guia a ficar com Jesus que abençoa. O que é a bênção? É a resposta da pessoa humana aos dons de Deus. Nós abençoamos o Onipotente que por primeiro nos abençoa e nos enche dos seus dons.

A benção cristã, enraizada na "BERAKAH" EBRAICA, consiste em subir do dom ao doador. Colhendo a presença do seu amor nos inúmeros dons que a cada dia ele nos preenche.

A benção, o DOM por excelência, aquele que contem todos, é JESUS CRISTO. Toda a existência de Jesus pode ser considerada como uma benção; através de suas palavras e ações, em cada seu encontro, ele procurou sempre e só, abençoar ao Pai e devolver pontualmente a Deus os dons dele recebidos até o dom total de si mesmo. Este movimento por parte de Deus e de resposta, cheia de gratidão, por parte da pessoa humana, quer ser aquilo que anima nossa oração. Sentirmo-nos abençoados pelo Pai, crer que a sua benção abrange o mundo inteiro, abençoa cada pessoa. Ainda uma vez, apresentemos a ele todos os jovens de perto e de longe, para que se sintam abençoados por Deus e invoquemo-Lo para cada uma de nós.

Invoquemos o ESPIRITO SANTO a fim de que nos doe um coração capaz de receber a benção e de abençoar - "Escolher uma oração ao Espírito Santo"

Evangelho; Mt 11´--Mc 10—Lc 24

Aprofundar a Palavra

Na Bíblia a benção não é tanto um bendizer, mas sim um bem dar, transmitir, comunicar "ENERGIA DE BEM". O conceito de benção, de fato, na Bíblia indica a ideia de saúde, força, se sentir bem, sucesso, prosperidade, felicidade, vida em plenitude...

Em termos modernos poderíamos, talvez, dizer que a ideia bíblica de benção compreende tudo o que é de positivo no existir e no viver. Porém, sendo que Deus é a origem de tudo que existe e é a fonte última de cada vida conforme o conceito bíblico, cada benção vem de Deus e não pode vir de ninguém mais. As pessoas podem ser só mediadoras da comunicação e benção e a são só na medida em que,em algum modo representam o mesmo Deus e agem conforme sua vontade. A oração de Jesus é uma benção, um louvor ao Pai. A benção que Jesus dá é o dom do Reino de Deus, do qual as crianças e os que são como elas representam os destinatários privilegiados, isto é, aqueles que se sentem pequenos e humildes diante de Deus, aqueles que reconhecem de ter obrigação de tudo a Ele; aqueles que sabem receber a salvação como dom gratuito de Deus agradecendo de coração sincero e se alegrando por ver a misericórdia de Deus espalhar-se sobre as pessoas.

Ainda Jesus abençoa depois da Ressurreição quando num gesto solene se despede dos discípulos aos quais confia a missão de ser suas testemunha.

A BENÇÃO DE JESUS é algo mais do que uma simples oração de intercessão; com ele o gesto e a palavra de benção se tornam sinal daquela realidade nova que se realizou nele mesmo; a benção plena e definitiva sobre toda a humanidade.

MOMENTO DE SILÊNCIO

OUVINDO SÃO FRANCISCO - Vamos ouvir a benção que S. FR. escreveu ele mesmo para frei Leão, que se conserva em Assis, que é ao mesmo tempo, presente na Bíblia nos números: 6,24-26, mas que se torna um pequeno mas eficaz testemunho do gesto de amor de Francisco. Para um irmão em dificuldade. Benção muito querida por todos os franciscanos de hoje também. Das fontes franciscanas (Ff 266).

REFLEXÃO

Francisco doa a frei Leão uma benção ou talvez a benção, porque além das formulas que a expressam, a benção é uma só, é a atitude de Deus para com o homem. É TUDO o que a pessoa humana procura naquele anseio que a acompanha desde o seio materno. Aquele anseio de Deus que nunca se satisfaz. Francisco perpetua assim o mesmo antigo gesto de benção invocando sobre Leão a constante proteção de Deus. O SEU SORRISO.

Estes três pequenos versos escondem uma autentica revelação de Deus, que se manifesta como aquele que prove e que só Ele tem condição de satisfazer a todos os desejos do homem através da sua presença. A benção nos fala da face de Deus que se ilumina para expressar o próprio agrado a nosso respeito.

BENÇÃO DE S. FRANCISCO a Frei LEÃO:

"O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE,
MOSTRE SUA FACE PARA TI E TENHA MISERICORDIA DE TI.
VOLTE SEU ROSTO PARA TI E TE DE A PAZ.
O SENHOR TE ABENÇOE FREI LEÃO"