..:: DE OLHOS FIXOS EM JESUS ::..

Os olhos são o espelho do coração, a janela da alma.

O olhar seduz, convida, convoca, comunica, reflete o conjunto da vida, a essencia do coração humano.

O olhar de Deus e o olhar humano estão constantemente relacionados, interligados. "Qaundo verei a face do Senhor?" Esta presença é viva e vivifica o ser na busca da essência, o coração de Deus.

A Vida Espiritual é o grande anseio do ser humano. Implica um caminho singular e único, um caminho para o olhar, considerar, contemplar e deixar-se transformar. É o processo da existência e transcendência.

Vejamos esta experiência vivencial através da referência de alguns Salmos:

1. Desde sempre, desde a eternidade "TEUS OLHOS VIAM O MEU EMBRIÃO" - Deus nos precede profundamente, nos fez e nos faz por puro amor. "Tu me tecestes no seio materno, eu te celebro, conhecias até o fundo do meu ser, Teus olhos viam o meu embrião. No teu livro estão inscritos todos os dias que foram fixados e cada um deles nele figura". (cf. Sl. 139, 13-16)

Atitude de gratidão do humano - "Quando vejo o céu Obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que fixastes, que é um mortal para dele te lembrardes, e um filho de Adão que venhas visitá-lo".

2. A vida no cotidiano

A minha alma tem sede de Deus! Nosso ser anseia pela Luz, a Paz, a Vida, o Amor, o encontro com o próprio Deus "face a face". "A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo, quando voltarei a ver a face de Deus". (cf. Sl. 42, 3)

"A Ti Iaweh elevo os meus olhos, eu me abrigo em ti, não me deixes sem defesa". (cf. Sl. 141, 8)

"Não escondais tua face de mim, eu ficaria como os que descem a cova". (cf. Sl. 143, 7b)

"Até quando esconderás de mim a tua face? Atenta, responde-me Iaweh, ilumina os meus olhos". (cf. Sl. 13, 2.4)

Que minha sentença venha de tua face, Teus olhos vejam onde está a retidão". (cf. Sl. 17,2)

"Iaweh teu amor me afirmava sobre as altas montanhas, mas escondestes a tua face e eu fiquei perturbado". (cf. Sl. 30, 8)

"Esconde a tua face dos meus pecados... e apaga todas as minhas iniquidades". (sf. Sl. 51, 11)

3. O OLHAR de DEUS REALIZA - FAZ ACONTECER.

De olhos fixos em Jesus

Olhar espiritual

A esperança cristã resume-se na obra do Espírito Santo, solidário no tempo presente para que possamos viver desde já o tempo da eternidade. O ato criador do Pai não pode condicionar os eventos do tempo fragmentado, controlar cada um deles, predizê-los, prevê-los. Pode sim, e aí a ação da divina providencia que é ação do Espírito, dar a cada um a possibilidade plena de viver qualquer evento sem que este impeça a realização do único desejo da trindade que é que vivamos e vivamos em plenitude.

A conseqüência é de que a pessoa que está em relação interpessoal com o Espírito Santo, está tão cheio de esperança que se envolve na realidade do tempo tal como ela se apresenta. São pessoas movidas por tal paixão e certeza da solidariedade de Deus, da segurança de que Deus está conosco, quem estará contra nós, que se animam a construir uma casa de irmãos onde todos tenham moradia para viver e conviver com dignidade.

Ter os olhos fixos no Senhor significa viver do Espírito do Senhor. Porque, a práxis sem Espírito e Espírito sem práxis representam o que há de mais perigoso na Vida Consagrada. Práxis sem Espírito nos acovarda, nos faz recuar, confunde nossas eleições, escurece os nossos objetivos.

Ler o texto e rezar:

  • 1Cor. 15, 1-58 "Sede firmes e inabaláveis, aplicando-vos cada vez mais a Obra do senhor"
  • Gal. 5, 25 "Se vivemos pelo Espírito, sigamos também o espírito"
  • A comunidade Religiosa é o lugar da presença do Espírito de Deus e sinal deste amor de Deus para o mundo (1Cor. 12, 11)
  • "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobre, ..." (Lc. 4, 18)

Ir. Ivoni Lourdes Fritzen, FCR

De olhos fixos em Jesus caminhamos na esperança!